Projetos Arquitetônicos

porESB ENGENHARIA

Projetos Arquitetônicos

O desenho arquitetônico é uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e a representação de projetos de arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou engenheiros civis.

Portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). Desta forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Geralmente os projetos são confeccionados através de desenhistas projetistas.

O projeto arquitetônico é o projeto principal, onde nele se retrata toda a concepção espacial do programa de necessidades sugerido pelo cliente, considerada a parte escrita de um projeto, conjunto de desenhos técnicos e documentação relacionada assinada e aprovada por Arquiteto, Engenheiro e Órgão Responsável.

O conjunto é composto por diversos registros gráficos que visam entender melhor a arquitetura da residência, edifício, entre outros.

Conforme estabelecido pelo cliente, os desenhos técnicos são elaborados visando corresponder a expectativas do cliente e também questões relacionadas a sustentabilidade, conforto, otimização dos espaços, integração entre as áreas, entre outros fatores que visam proporcionar ao proprietário maior conforto, estilo, luxo, de acordo com cada objetivo.

A primeira etapa faz parte dos serviços preliminares, que são os levantamentos de todas as informações pertinentes relativas ao local destinado a elaboração do projeto, como:

Matrícula atualizada do terreno ou imóvel;

Levantamento das Informações pertinentes com relação às legislações, usos e ocupações;

Levantamento as built;

Levantamento do programa de necessidades (levantamento do número de ambiente, desejos e necessidades de equipamentos no projeto a ser desenvolvido).

Levantamento planialtimétrico do terreno;

Sondagem.

O projeto arquitetônico

 

Inicia-se com estudos preliminares, ou seja, estudos de massa para a determinação de viabilidade do programa de necessidades e do partido adotado (estilo arquitetônico sugerido pelo cliente);

Anteprojeto, solução geral do tema no nível de pré-execução com definições do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral;

Projeto 3D volumétrico o qual se retrata a concepção da volumetria do projeto com todos os elementos descritos em planta e detalhamentos, com suas respectivas texturas, cores e elementos decorativos;

Projeto prefeitura, projeto para aprovação junto à prefeitura Local, atendendo as exigências legais;

Projeto executivo, solução definitiva do anteprojeto, representada em plantas, cortes e fachadas, elevadores, especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada; determinação da distribuição das redes hidráulicas, elétricas, sanitárias, telefônicas e outras correlatas.

Sobre o Autor

ESB ENGENHARIA administrator