Inspeção Predial

Inspeção Predial

Com o crescimento dos grandes centros a produção de construções de edifícios que visam a utilidade residencial e comercial está aumentando, contudo a qualidade dos mesmos não são a prioridade nessas construções, o que acaba por causar degradação de uso mais rapidamente devido a não manutenções e reparos.

A inspeção predial é o check-up do edifício e quanto antes realizado melhor, porque assim viabiliza manutenções com custos menores do que quando a edificação se encontra em condições criticas. Existe a necessidade de avaliações periódicas, conforme a idade do imóvel e o tipo da construção, contando seu uso adequado e apontando as desconformidades que sendo programadas, possibilitam custos menos onerosos.

A inspeção, portanto levanta o estado de conformidade e não conformidade de uma edificação. Existe também uma metodologia que foi definida quanto a criticidade, ou seja, há a necessidade de se definir na inspeção se o impacto é irrecuperável, ou seja relativo a risco contra a saúde, a segurança do usuário e ao meio ambiente, bem como a intervenção imediata na perda excessiva de desempenho, neste caso está definido como crítico. Se o impacto é parcialmente recuperável quanto a perda de função e desempenho e existe a probabilidade de programar uma intervenção a curto prazo, fica estabelecido como critério a condição regular e por fim sendo o impacto recuperável, sem incidência ou probabilidade de ocorrência de riscos e programado intervenção a médio prazo.

A Norma de Inspeção Predial do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE/SP – define como Inspeção Predial:

“A vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando direcionar o plano de manutenção.”

Realize sua inspeção predial com a ESB, temos o melhor custo beneficio do mercado!

Solicite seu orçamento conosco!

ESB –  ENGENHARIA, PROJETOS E LAUDOS.